Missa de sétimo dia da professora Maria do Amparo Maleval

 

Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, às 20h, na igreja Santuário das Almas, será realizada a missa de sétimo dia da professora Maria do Amparo Maleval. A igreja fica na Rua Álvares de Azevedo, 237, Icaraí, Niterói. 

Maria do Amparo Maleval era autora dos livros "Fernão Lopes e a retórica medieval" (Eduff, 2010), "Maravilhas de São Tiago" (Eduff, 2005)  e "O teatro medieval", que será lançado em breve pela Eduff e que integra a série Estante Medieval, da qual Maleval era codiretora. Ainda pela Eduff, dirigiu a série Estudos Galegos.

Doutora em Letras pela USP, Maria do Amparo Tavares Maleval era professora aposentada da UFF, onde continuava a colaborar com o Núcleo de Estudos Galegos (Nueg-UFF), que criou e dirigiu por vários anos. Era também professora aposentada da Uerj, onde ainda atuava como colaboradora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Nas últimas décadas, desenvolvia pesquisas relacionadas às atualizações da Idade Média nas literaturas galega, portuguesa e brasileira e, mais recentemente, aos procedimentos retóricos da literatura medieval galego-portuguesa.

Publicou diversos livros por outras editoras, como "Rastros de Eva no imaginário ibérico" (Edicións Laiovento, 1995); "Peregrinação e poesia" (Ágora da Ilha, 1999); e "Poesia medieval no Brasil" (Ágora da Ilha, 2002).