Lançamento: livro narra trajetória de Waldimir Longo e inaugura Selo Memória UFF

 

A trajetória de sucesso do professor Waldimir Pirró e Longo é contada no livro "Abrindo trilhas: educação e tecnologia. Waldimir Pirró e Longo, uma vida a serviço da ciência e da tecnologia pelo progresso do Brasil" (Eduff, 2020), que terá lançamento virtual transmitido pelo canal oficial da UFF no YouTube, a partir das 15h do dia 18 de dezembro.

Escrito por Paulo César Gomes, é o primeiro volume do Selo Memória UFF, ação que integra as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e cujo objetivo é divulgar trajetórias pessoais e institucionais daqueles que de alguma forma fazem parte da história da universidade.

Além de um relato sobre os principais acontecimentos da vida pública de Longo, o livro reúne as principais entrevistas do professor para veículos de imprensa, como o Jornal do Brasil e a Folha de S.Paulo, e traz depoimentos de quem conviveu com ele, como o advogado e empresário e amigo de infância Clodoaldo Castellani, e os ex-reitores da UFF José Raymundo Martins Romêo e Cícero Fialho.

Reconhecido pela capacidade de liderança, Waldimir Longo é também reverenciado pelo brilhantismo aliado à sua incansável capacidade de trabalho. Qualidades que lhe conferiram inúmeras homenagens pelas instituições por que passou. Dentre os cargos que ocupou, destacam-se os de vice-presidente do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (Finep), presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia (Flutec), pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF e diretor do Observatório Nacional (ON).

Além de Longo e de Paulo César Gomes, o evento terá a participação do reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, que assina o prefácio do livro, do diretor da Eduff, Renato Franco, do ex-reitor da UFF José Raymundo Martins Romêo e dos professores Peter Seidl, membro do corpo permanente da Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, e Hugo Túlio Rodrigues, consultor da UFRJ e diretor da VL3 Aprendizagem.

 

Abrindo trilhas