Etica e políticas da informação Agentes regimes e mediações Estudos da Informação vol. 4

Ética e políticas da informação: agentes, regimes e mediações
Série Estudos da Informação, v. 4
Autores: Lídia Silva de Freitas, Vitor Manoel Marques da Fonseca e Marcia Heloísa Tavares de Figueredo Lima (Orgs.)
Formato: Epub
ISBN: 978-85-228-1339-1
Ano: 2018
Livro digital (e-book) grátis: formato Epub

Ética e políticas da informação: agentes, regimes e mediações

Na sociedade contemporânea, a ética é cada vez mais um valor reclamado social e politicamente por todos. Naturalmente, a ética e suas consequências em termos de comportamento transformaram-se, também, em objeto de estudo de diferentes áreas do saber.

Na Ciência da Informação, apesar da reflexão de alguns importantes autores, o estudo das relações entre a ética e a informação precisa ser aprofundado e, no Brasil, são poucas as publicações dedicadas a essa temática.

Esta coletânea parte do pressuposto de que as ações, recursos e regimes de informação, pelas condições culturais e tecnológicas de seus modos de manifestação, afetam globalmente as atividades científicas e os domínios da atividade social - saúde, educação, economia, direito, política e modos de governança -, e que a ética (ou sua ausência) impacta em todas as instâncias.

Daí o espaço aqui reservado para análise dos princípios valorativos e dos marcos normativos da informação, visando à ponderação dos seus efeitos, das potencialidades de inovação política, econômica e social e dos prejuízos do déficit informacional na vida concreta dos cidadãos.

Buscou-se, assim, a articulação de diferentes dimensões reflexivas:

- na ordem local, um espaço diferenciado de encontro e debate aos grupos e núcleos de pesquisa que abordam tais temas e questões na Ciência da Informação no Brasil;

- na ordem regional e internacional, o cruzamento de perspectivas de pesquisadores de diferentes países e realidades (do Brasil, México, Estados Unidos e países nórdicos) acerca de temas emergentes, como o acesso e o direito à informação, e a novas configurações geopolíticas e ciberpolíticas das dinâmicas infocomunicacionais;

- no plano epistemológico e educacional, o estabelecimento de diálogos interdisciplinares e de novas oportunidades de comunicação pública do conhecimento.

Os textos se distribuem em dois eixos: ética da informação e direito à informação; e ética e política da informação - estudos transversais. Este último eixo agrega estudos mais pontuais e resultados de pesquisas.

A publicação apresenta o atual patamar de reflexão sobre a relação entre ética e informação, ao mesmo tempo que fornece material para o avanço dos estudos sobre a temática e suscita refinamentos em nosso agir informacional, como acadêmicos e como cidadãos, na construção de uma sociedade mais ética e justa.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato Epub

Promoção Quinzena da Acessibilidade - Livros por R$ 5