Tak Baht
ISBN: 978-85-228-1232-5
Ano de publicação: 2018

Tak Baht: o budismo teravada em procissão

Aos primeiros raios de sol, monges e noviços, cobertos por panos de alaranjado reluzente, caminham rápido, em fila, com cumbucas nas mãos. São aguardados por pessoas ajoelhadas sobre as calçadas, munidas com as oferendas que serão entregues ao cortejo.

Realizada por budistas da corrente teravada, a mais antiga dessa religião, a procissão por oferendas (Tak Baht) é ainda observada no sudeste asiático, sobretudo no Laos, país comunista recentemente aberto à comunidade internacional.

O objetivo deste livro é apresentar essa cerimônia, realizada diariamente na cidade de Luang Prabang, ao norte do país, contemplando os contextos étnico, econômico e religioso em que ela atualmente se insere.

Por meio de pesquisa etnográfica, o estudo aborda também o lugar dos demais sujeitos que participam da cerimônia: vendedores de oferendas, pedintes e turistas. Além de considerar a importância da ideia de "fazer mérito", representada como a principal motivação para a participação dos provedores locais, é apontada a existência de uma série de outras ideias-valores que, conjuntamente, revelam não só a centralidade da procissão, como também sua capacidade de mobilizar e envolver os mais diversos atores, fixa ou temporariamente, presentes na comunidade de Luang Prabang.

Poucos são os trabalhos, nas ciências sociais ou nas demais áreas, que se dedicam a essa cerimônia. Seguramente, este é o primeiro a investigá-la em profundidade, contemplando os diversos contextos nos quais ela atualmente se insere.

O livro trata ainda de temas raramente explorados em nossa língua: a história e as transformações pelas quais passa o Laos, país comunista recentemente aberto à comunidade internacional, a prática religiosa no budismo teravada e as contribuições dessa doutrina para a definição de religião pelas ciências sociais.

Sobre o autor

Pedro Fandiño é formado em comunicação social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em políticas públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeir (UFRJ). Atualmente, tem se dedicado ao estudo de políticas sociais, desigualdade e distribuição de renda.

--> Sumário e introdução