Sujeitos na história Perspectivas e abordagens
Sujeitos na história: perspectivas e abordagens
Série Pesquisas, v. 3
Autores: Giselle Venancio, Larissa Viana e Maria Verónica Secreto (Orgs.)
Páginas: 449
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,700 kg
ISBN: 978-85-228-1111-3
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2018
Idioma: Português
Preço: R$ 65,00

Sujeitos na história: perspectivas e abordagens

 

Produção coletiva de historiadores de três gerações que se encontraram em uma "encruzilhada historiográfica", a que propõe o entrelaçamento de sujeitos, perspectivas e abordagens. Se o leitor se pergunta qual o sentido de ler sobre pessoas comuns, respondemos que a relevância é uma construção do historiador.

Como disse Tolstói, "se queres ser universal começa a pintar a tua aldeia, que o universal está no particular". E como lembra Giovanni Levi nestas páginas, referindo-se à tradução de "A herança imaterial" para o chinês, "me espanta que a experiência de Chiesa diga alguma coisa de significativa aos chineses".

Num momento em que os modelos narrativos estão sendo questionados, em que se impõe a necessidade de balanço e análise sobre as práticas historiográficas das últimas décadas, este livro traz a reflexão de pesquisadores que, durante anos, se debruçaram sobre processos históricos para encontrar neles as tramas e "lógicas" das ações de atores, individuais e coletivos, sempre vinculadas a seus contextos.

Os artigos desta coletânea recuperam a relação - não reforçando a antítese - entre o social e o individual, buscando, como propôs Maurizio Gribaudi, acompanhar itinerários individuais que permitiam fazer aparecer a multiplicidade de experiências, a pluralidade de seus contextos de referências e as contradições internas e externas das quais eram portadores.

Dialogando com a proposta, Levi disse: "Muitas das coisas que discutimos nestes dias nos colocam este problema. É pertinente estudar uma biografia qualquer de um grande homem, ou de um pequeno homem, se nos permite perguntar coisas gerais. Não é estudar alguém relevante, senão todos estudaremos Napoleão: porque as relevâncias devem ser construídas."

Nestes trabalhos são construídas relevâncias em torno de sujeitos diversos que habitaram em diferentes espaços e temporalidades.

Sobre as organizadoras

Giselle Venancio - Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui mestrado em História pela UFF e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa sobre os temas história cultural, história da historiografia brasileira, história do livro, da leitura e da produção editorial, e pensamento social no Brasil. É bolsista do CNPq e cientista do Nosso Estado/Faperj.

Larissa Viana - Professora do Departamento de História da UFF, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural (Nupehc) e coordenadora do ProfHistória (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História). Possui mestrado e doutorado em História pela UFF e é especialista nos temas escravidão e liberdade nas Américas, mestiçagem, relações raciais e história social da cultura.

Maria Verónica Secreto - Professora do Departamento de História da UFF. Possui mestrado em História pela UFF e doutorado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Dedica-se à história da América e do Brasil, com ênfase na história da escravidão e da diáspora nas Américas. Coordena um projeto binacional Brasil-Argentina dedicado a esses temas. Também pesquisa sobre história dos movimentos sociais, história agrária e ambiental.

--> Sumário

--> Capa em alta resolução

Calcular frete

 



Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria IcaraíDesconto em compras presenciais na Livraria Icaraí:
Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br