Literatura e teatro Encenações da existência
Literatura e teatro: encenações da existência
Série Ensaios, v. 42
Autores: André Dias e Elen de Medeiros (Orgs.)
Páginas: 194
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 0,260 kg
ISBN: 978-85-228-1335-3
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2018
Idioma: Português
Preço: R$ 49,00

Literatura e teatro: encenações da existência

 

Em um conjunto de nove ensaios, o livro traz ao debate as relações intrínsecas entre literatura e teatro, campos do conhecimento que são próximos, dialogam e que nem sempre são colocados lado a lado.

Estão reunidos estudos críticos e teóricos que pensam as articulações entre a arte - com especial atenção para a interface literatura e teatro - e sociedade, história, cultura e existência. O eixo que percorre os textos é a reflexão sobre as noções de encenação - em sentido alargado - no campo da arte, ela sempre considerada em sua pluralidade, a partir das mais diversas orientações teóricas.

As possibilidades de encenação da existência na literatura, no teatro e no quanto esses universos se entrelaçam à vida, mesclando-se na confecção da arte, são abordadas de forma diversa. E se tanto as noções de "encenação" quanto de "existência" são aqui encaradas em sentido alargado - efeito provocado pela própria utilização que a obra de arte faz delas -, isso só aprofunda as discussões propostas pelos ensaios, já que vimos um caminhar entre os discursos de ordem estética, política, social e histórica.

Se "encenação", a priori, possui um sentido alinhado ao discurso teatral, não se pode negligenciar o fato de que a vida também é uma encenação, uma derivação do sentido artístico que ganha notória e derrisória participação no nosso cotidiano: as "encenações" com as quais nos deparamos - e realizamos - nos afazeres mais corriqueiros.

Na literatura, porém, a palavra ganha ainda outros contornos, também relacionados à forma efabulada de representação, quando se vê a inquestionável força de personagens centrais da literatura e o sentido que amparam para a existência do humano.

Sobre os organizadores

André Dias - Professor de Literatura Brasileira na Graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação (PPG) em Estudos de Literatura da UFF, líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias (Lidis/UFF) e vice-coordenador do PPG em Estudos de Literatura da UFF.

Elen de Medeiros - Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG e professora permanente do Pós-Lit/UFMG, líder do Nelap/UFMG e vice-líder do Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato/Unicamp.

--> Sumário e apresentação

--> Capa em alta resolução

Calcular frete

 



Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria IcaraíDesconto em compras presenciais na Livraria Icaraí:
Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br