Literatura e teatro Encenações da existência
Literatura e teatro: encenações da existência
Série Ensaios, v. 42
Autores: André Dias e Elen de Medeiros (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-1335-3
Ano de publicação: 2018

Literatura e teatro: encenações da existência

Em um conjunto de nove ensaios, o livro traz ao debate as relações intrínsecas entre literatura e teatro, campos do conhecimento que são próximos, dialogam e que nem sempre são colocados lado a lado.

Estão reunidos estudos críticos e teóricos que pensam as articulações entre a arte - com especial atenção para a interface literatura e teatro - e sociedade, história, cultura e existência. O eixo que percorre os textos é a reflexão sobre as noções de encenação - em sentido alargado - no campo da arte, ela sempre considerada em sua pluralidade, a partir das mais diversas orientações teóricas.

As possibilidades de encenação da existência na literatura, no teatro e no quanto esses universos se entrelaçam à vida, mesclando-se na confecção da arte, são abordadas de forma diversa. E se tanto as noções de "encenação" quanto de "existência" são aqui encaradas em sentido alargado - efeito provocado pela própria utilização que a obra de arte faz delas -, isso só aprofunda as discussões propostas pelos ensaios, já que vimos um caminhar entre os discursos de ordem estética, política, social e histórica.

Se "encenação", a priori, possui um sentido alinhado ao discurso teatral, não se pode negligenciar o fato de que a vida também é uma encenação, uma derivação do sentido artístico que ganha notória e derrisória participação no nosso cotidiano: as "encenações" com as quais nos deparamos - e realizamos - nos afazeres mais corriqueiros.

Na literatura, porém, a palavra ganha ainda outros contornos, também relacionados à forma efabulada de representação, quando se vê a inquestionável força de personagens centrais da literatura e o sentido que amparam para a existência do humano.

Sobre os organizadores

André Dias - Professor de Literatura Brasileira na Graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação (PPG) em Estudos de Literatura da UFF, líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias (Lidis/UFF) e vice-coordenador do PPG em Estudos de Literatura da UFF.

Elen de Medeiros - Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG e professora permanente do Pós-Lit/UFMG, líder do Nelap/UFMG e vice-líder do Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato/Unicamp.

--> Sumário e apresentação