Construções correlatas aditivas em perspectiva funcional
ISBN: 978-85-228-1319-3
Ano de publicação: 2018

Construções correlatas aditivas em perspectiva funcional

O processo de correlação é um dos grandes temas da sintaxe do português, entretanto, ainda carece de pesquisas mais aprofundadas e atualizadas. Ao apresentar reflexões sobre a correlação aditiva no português do Brasil, o livro intenta suprir essa lacuna nos estudos linguísticos, em linguagem clara, objetiva e didática.

A abordagem dada ao tema não consiste somente em descrição estrutural da correlação, mas principalmente em uma investigação com foco na força pragmático-discursiva que emerge dessa estrutura. Nesse ponto, o livro é bastante inovador e contribui para a elaboração de um quadro cada vez mais atualizado e coerente da rede de construções da língua portuguesa.

Além da demanda nos cursos de graduação em letras e de pós-graduação na área dos estudos linguísticos, a obra pode interessar aos profissionais da educação básica que se dedicam ao ensino de língua portuguesa.

Sobre o autor - Ivo da Costa do Rosário é doutor em Letras pela UFF, onde é professor, e em Letras Vernáculas pela UFRJ. Autor de diversos artigos e capítulos de livros que versam sobre sintaxe do período composto, com foco na correlação e interfaces, na perspectiva da linguística funcional centrada no uso (LFCU), é líder do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações e membro do Discurso e Gramática, ambos sediados na UFF.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br