Flora Fluminensis
'Flora Fluminensis' de frei José Mariano da Conceição Vellozo - Documentos
Série Universidade, v. 9 (Eduff)
Série Publicações Históricas, v. 115 (Arquivo Nacional)
Autor: José Mariano da Conceição Vellozo
ISBN (Eduff): 978-85-228-1320-9
ISBN (Arquivo Nacional): 978-85-60207-98-5
Eduff / Arquivo Nacional
Reedição ampliada
Ano de publicação: 2018

'Flora Fluminensis' de frei José Mariano da Conceição Vellozo - Documentos

Esta reedição ampliada contém documentos relativos à publicação da gigantesca "Flora Fluminensis", de autoria do padre franciscano José Mariano da Conceição Vellozo (1742-1811), um dos principais naturalistas da América portuguesa. A "Flora Fluminensis" apresentou descrições e figuras de 1.640 vegetais brasileiros e muitas indicações ecológicas e nomes indígenas. Concluída em 1790, apenas 12 anos após a morte de Lineu, representou um esforço notável para a época, mas só foi publicada postumamente, em 1825.

O volume traz documentos sobre mineralogia, botânica e zoologia e papéis relacionados à publicação de outras floras: a brasiliensis, iniciada pelo naturalista bávaro Martius, e a paraensis. Entre os documentos referentes à publicação, também há ofícios de d. Rodrigo de Souza Coutinho tratando dos estudos de frei Mariano sobre salitre, quina e aguardente, remessas de livros e chapas de Lisboa, de estampas da obra "O fazendeiro do Brasil", compreendendo o período de 1797 a 1825. A edição inclui os capítulos "Naturalistas viajantes"; "Frades cientistas" e uma "Miscelânea" composta do projeto para a Academia Real do Rio de Janeiro e de documentos da Tipografia do Arco do Cego.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br