Quem dirige em São Gonçalo dirige em qualquer lugar
"Quem dirige em São Gonçalo, dirige em qualquer lugar": uma etnografia das práticas e representações da Guarda Municipal
Série Antropologia e Ciência Política, v. 60
Autora: Talitha Mirian do Amaral Rocha
ISBN: 978-85-228-1305-6
Ano de publicação: 2017

A obra apresenta as práticas e representações de guardas municipais sobre a mobilidade urbana e o trânsito da segunda maior cidade do estado do Rio de Janeiro – São Gonçalo. Trata-se de um olhar acurado sobre o espaço urbano, este complexo emaranhado de fluxos incessantes, que se constroem pelos usos dos citadinos e as estratégias de regulação dos agentes responsáveis pela administração da ordem pública.

O livro é resultado de dissertação de mestrado em Antropologia (UFF), defendida em 2015, e desenvolvida no âmbito do projeto "Desenvolvimento e monitoramento de indicadores de segurança social e de segurança pública a partir dos atendimentos realizados pela Guarda Municipal de São Gonçalo", coordenado pela professora Ana Paula Mendes de Miranda, do Departamento de Antropologia da UFF.

O trabalho surgiu como um desenvolvimento de sua pesquisa de graduação em Ciências Sociais (UFF) junto à Guarda Municipal de Rio Bonito (RJ). A abordagem do livro é inovadora devido ao interesse da pesquisadora por compreender como se dão as práticas institucionais de administração de conflitos dos guardas municipais no trânsito de cidades de médio e pequeno porte.

A análise dos grandes centros urbanos é de extrema importância, por conta da complexidade das relações que aí se estabelecem. Porém, os estudos sobre outros contextos urbanos, com características diversas das metrópoles, merecem destaque já que não se dissociam dos processos gerais de urbanização, mas que podem apresentar problemas equivalentes.

Sobre a autora

Talitha Rocha é mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFF e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparativos em Administração Institucional de Conitos (INCT-InEAC).

--> Sumário e prefácio

Cálculo automático de frete

Convite - Lançamento de "'Flora Fluminensis' de frei José Mariano da Conceição Vellozo - Documentos"

Convite - Lançamento de "Damiana da Cunha: uma índia entre a 'sombra da cruz' e os caiapós do sertão (Goiás, c. 1780-1831)"