Lições finlandesas
Lições finlandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia?
Tradução de: "Finnish Lessons. What can the world learn from educational change in Finland?"
Série Universidade, v. 8
Autor: Pasi Sahlberg
Tradução: Elena Gaidano
Páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,360 kg
ISBN: 978-85-228-1303-2
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Preço: R$ 38,00

Lições finlandesas: o que o mundo pode aprender com a mudança educacional na Finlândia?

 

A Finlândia, como aprendemos neste belo livro, transformou o ensino e a formação de professores ao longo de cerca de 30 anos. Aprendemos não somente a história desse esforço em reformar a escola, mas os detalhes desse importante exemplo a respeito do que significa prover iguais oportunidades educacionais para todos.

Aprendemos o que significa ter um programa de preparação de professores baseado em pesquisa e seus efeitos no aprendizado dos estudantes. A Finlândia é líder nas comparações entre os países, e este livro nos mostra não apenas por que, mas como chegou lá.

O foco dessa reforma está no programa educacional dos professores, que fornece uma abrangente estrutura para todos que lecionam - dos professores do primário ao secundário. Todos devem ter mestrado, o que lhes proporciona tempo para estudar e praticar a Pedagogia e para aprender como fazer pesquisas. Os estudantes aprendem que pesquisar sobre ensinar é parte do que significa lecionar - um empreendimento intelectual aperfeiçoado pelas próprias questões do professor e suas subsequentes descobertas.

No contexto finlandês, ser professor é uma profissão de status elevado, como ser médico. Aqueles que entram no magistério não apenas permanecem nele, mas muitos continuam seus estudos, não com o objetivo de abandoná-lo, mas para aprender mais e contribuir ainda mais para sua profissão. Esse elevado senso de profissionalismo transforma o magistério em carreira muito concorrida e só alcançada por aqueles afortunados o bastante para serem escolhidos.

--> Sumário e prefácio

--> Capa em alta resolução

Sobre o autor

Pasi Sahlberg, PhD, é educador e autor finlandês que trabalhou como professor, formador de professores, pesquisador e consultor na Finlândia e tem estudado sistemas educacionais, analisado políticas educacionais e feito consultorias em reformas educacionais ao redor do mundo. Vem escrevendo e discutindo intensamente sobre esses tópicos, e seu livro "Finnish lessons 2.0: what can the world learn from educational change in Finland" ganhou o Grawemeyer Award in Education em 2013. Recebeu ainda o Education Award da Finlândia em 2012, o Robert Owen Award na Escócia, em 2014, o Lego Prize de 2016 e o Rockefeller Foundation Bellagio Residente Fellowship em 2017.

Foi especialista sênior em educação na Fundação Europeia de Treinamento, diretor-geral no Ministério da Educação da Finlândia e professor visitante na Universidade de Harvard. É titular do conselho de Educação da Open Society Foundation e membro do conselho de administração da Universidade de Oulu e do International Council of Education Advisors (Icea) do governo escocês. Seus livros recentes são "Hard questions on global education change", "Empowered educators in Finland" e "FinnishED leadership: four big, inexpensive ideas to transform education".

Cálculo automático de frete



 

 




Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br