Formação SUStentada
Formação SUStentada: educação odontológica para e pelo Sistema Único de Saúde
Série Nova Biblioteca, v. 32
Autores: Marcos Alex Mendes da Silva e Efigênia Ferreira e Ferreira (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-1317-9
Ano de publicação: 2017

Formação SUStentada: educação odontológica para e pelo Sistema Único de Saúde

A idealização desta obra respondeu a uma inquietação dos organizadores, que acompanharam o deslocamento da aprendizagem dos estudantes de Odontologia para os cenários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante anos sem, contudo, que uma preparação acadêmica ou técnica acompanhasse e sustentasse essa mudança.

Muitas foram as discussões entre educadores e gestores/profissionais dos serviços de saúde a esse respeito, quando as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia apontaram essa necessidade, porém, de maneira pouco pragmática e ordenadora, o que fez com que a prática se antecipasse à preparação e os estudantes começassem a atuar no SUS, sob supervisão, mas sem a devida reflexão sobre o tipo de aprendizagem que se adotava.

A trajetória dos organizadores sempre esteve muito próxima da inovação pedagógica na formação odontológica, com incorporação da aprendizagem no SUS, e permeou o desafio de organizar esta obra com muitos elementos da prática docente assistencial dos dois, porém, alinhada à informação que a literatura técnico-científica tem disponibilizado sobre o assunto.

O professor Marcos Alex Mendes da Silva coordenou durante vários anos o estágio supervisionado dos acadêmicos de Odontologia no SUS, em diferentes municípios, até que assumiu essa função na Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, onde é professor adjunto. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutor em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, pela UFMG.

Da mesma forma, a professora Efigênia Ferreira e Ferreira, referência nacional na educação odontológica, acompanhou os estágios supervisionados dos acadêmicos da faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde a sua criação, com destaque para o internato rural, que possibilita uma imersão na realidade do SUS no interior de Minas Gerais. Mestre em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, doutora em Ciência Animal/Epidemiologia, é professora titular da Faculdade de Odontologia da UFMG.