Violências e vulnerabilidades nos desenhos infantis
Violências e vulnerabilidades nos desenhos infantis
Série Pesquisas, v. 11
Autoras: Simone Gonçalves de Assis e Joviana Quintes Avanci (Orgs.)
Páginas: 349
Formato: 21 x 26 cm
Peso: 0,910 kg
ISBN: 978-85-228-1246-2
Eduff / Editora Fiocruz
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Preço: R$ 76,00

Violências e vulnerabilidades nos desenhos infantis

 

O livro tem como tema principal o desenho de crianças, utilizado para acessar o universo infantil. São apresentadas reflexões acerca da relação entre a expressão gráfica da criança por meio do desenho da família e o contexto doméstico e o meio em que vive, do seu desenvolvimento emocional e cognitivo, de sua convivência com violências e da manifestação de sintomas de ansiedade, depressão e agressividade.

A obra é baseada em um estudo que acompanhou 500 crianças e adolescentes escolares no início do curso fundamental ao longo de três anos e tem a colaboração de autores especialistas da área da saúde pública com experiência no tema da violência e em saúde mental. Durante o acompanhamento, pais, professores e as próprias crianças e adolescentes foram acessados por meio de questionários, dos desenhos infantis realizados e dos relatos detalhados de 37 mães sobre a vida de seus filhos.

O resultado conjuga uma abordagem interdisciplinar dinâmica, na qual o fenômeno saúde-doença é compreendido como processo social. Há o privilégio da identificação dos problemas, de suas explicações, assim como da abertura a novas perspectivas preventivas.

Muitas são as reflexões de ordem teórica ou metodológica presentes no livro, as quais podem apoiar o conhecimento nas áreas da educação, da psicologia, da psiquiatria, da assistência social e da arte.

--> Sumário e prefácio

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete



 

 




Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br