Sementes urbanas 1
Série Universidade, v. 7a
Autor: Carlos Nelson Ferreira dos Santos (organização de Maria de Lourdes Pinto Machado Costa e Maria Lais Pereira da Silva)
ISBN: 978-85-228-1298-1
Ano de publicação: 2017

Sementes urbanas 1

"Sementes urbanas" reúne textos do arquiteto e urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos (1943-1989), recuperando artigos publicados principalmente em revistas e periódicos, escritos apresentados em congressos nacionais e internacionais, transcrições de entrevistas e debates, e incorpora parte de relatórios técnicos, inéditos para o grande público, de interesse para o resgate e difusão de seus pensamentos e ideias.

A obra do autor apresenta traços pioneiros e inovadores, alicerçada em fontes extensivas à antropologia, história, filosofia, geografia e sociologia, revelando a importância da multidisciplinaridade como um dos eixos centrais de suas reflexões e ação, aliando teoria e prática.

A abrangência de temáticas tratadas em "Sementes urbanas" contempla o campo da arquitetura e do urbanismo, desde a questão habitacional em favelas e loteamentos de periferia, até outras mais amplas sobre a cidade. Foi um profissional militante de temas em favor dos grupos sociais pobres e crítico dos espaços segregados e de exclusão.

Os 57 textos desta coletânea, muitos com títulos impactantes e provocativos, representam a grande maioria de sua múltipa produção, distribuídos em três volumes.

No primeiro, os escritos referem-se a conceituações, abordagens com visão abrangente, indo do geral para o particular, e matérias de cunho histórico. Acompanha esta parte uma palavra da bacharel em sociologia e direito, com atuação em ciências políticas, Anna Maria Brasileiro, e uma apresentação do conjunto, elaborada pelas organizadoras.

No segundo volume, destacam-se os temas mais específicos, com análises críticas concernidas às experiências, em geral emblemáticas, que ocorreram em diversas escalas territoriais.

No terceiro volume, foram agrupados os produtos forjados em outras linguagens, tais como carta, debates, ensaios, encontros e entrevistas.

Sobre o autor - Sua formação ocorreu na então Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (hoje UFRJ), com mestrado em antropologia (Museu Nacional/UFRJ) e doutorado em arquitetura e urbanismo (FAU/USP). Em sua trajetória profissional, proferiu inúmeras conferências em institutos e universidades, no Brasil e no exterior. Foi consultor ad hoc da Capes, do CNPq, da Faperj e da Finep; assessorou diversos organismos internacionais e nacionais, como a Federação de Favelas doo antigo Estado da Guanabara e a Companhia de Desenvolvimento de Comunidades do Estado da Guanabara (Codesco). Esteve no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1970, como cientista visitante.

Cálculo automático de frete

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288