Paisagens luminosas e cenários noturnos
Paisagens luminosas e cenários noturnos: formas, práticas e significados da noite na cidade do Rio de Janeiro
Série Nova Biblioteca, v. 13
Autor: Marcos Paulo Ferreira de Góis
ISBN: 978-85-228-1238-7
Ano de publicação: 2017

Este livro se ocupa de um problema, de um campo de observação discreto: a cidade do Rio de Janeiro, sua geografia e história noturna, seus agentes espaciais e suas práticas sociais, seus lugares e seus circuitos noturnos.

A expansão e a diversificação das práticas sociais durante o período noturno constituíram um dos principais desafios enfrentados por todos aqueles que se ocuparam da gestão das cidades.

Independentemente do tamanho, da configuração morfológica e de sua história, as cidades precisaram se adaptar às consequências da inserção do período noturno na vida social, política e econômica de seus habitantes. Esse processo se manifesta sob diversas circunstâncias e tem conquistado visibilidade, a partir de significativas transformações que vêm ocorrendo em vários âmbitos sociais, especialmente nas últimas décadas do século XX.

Como se apresentam os espaços públicos no período noturno, que atividades abrigam, que público os frequenta, que valores e significações são atribuídos à vida urbana exposta no período da noite?

Esta obra vai ainda muito além da curiosidade que cerca essas perguntas. Desenha-se uma verdadeira geografia desses espaços. Na leitura, percebe-se como as formas urbanas são reconfiguradas, como os comportamentos e atitudes se reorientam a partir de outras referências, como novos significados se impõem nesses espaços públicos que, ao longo do dia, possuem outra dinâmica e expõem outro tipo de vida urbana.

Sobre o autor - Marcos Paulo Ferreira de Góis é mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Nos últimos anos, tem atuado em projetos de pesquisa que discutem a sociabilidade urbana, os ritmos sociais e os comportamentos nos espaços públicos durante o período noturno.

Cálculo automático de frete

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288