Por um protocolo de leitura do epistolar
Ano de publicação: 2017
Em  breve à venda

Por um protocolo de leitura do epistolar

Propondo novo impulso aos estudos sobre a tessitura epistolar, este livro analisa o conjunto de ações reiteradas e os jogos discursivos e performáticos que caracterizam a arte das correspondências. Ele se atém aos mecanismos que entrelaçam a epistolografia e a literatura, e aos que diferenciam as cartas das demais escritas de cunho autobiográfico. Alguns dispositivos, como pontualidade e assiduidade epistolar, (des)honestidade epistolar, peleja e inferno epistolar, e carta compartilhada, encravada ou atravessada, contribuem para o delineamento deste protocolo de leitura.

As cartas são textos multifacetados: há textos que acolhem cartas, há cartas que se sucedem e compõem um texto. Há cartas-monólogos, cartas-diálogos, cartas de amor, de desamor, de ruptura, de ameaça, de despedida, cartas-manifesto, cartas-abertas, cartas bíblicas, cartas-poemas, cartas-romances, cartas-ensaios, cartas caleidoscópio, cartas e mais cartas que se desdobram, cartas-palimpsestos que se inscrevem umas sobre as outras em uma espiral sem fim.

Sobre a autora - Vanessa Massoni da Rocha é professora de língua francesa e de literaturas francófonas na Universidade Federal Fluminense, onde cursou mestrado em Literaturas Francófonas e doutorado em Estudos de Literatura. Suas pesquisas acadêmicas se inscrevem no âmbito da francofonia, mais precisamente no estudo de obras do Caribe e do Quebec, e vinculamse ao Núcleo de Estudos Canadenses da UFF e ao grupo de pesquisa Identidades em Trânsito: Estéticas Transnacionais. Publicou artigos em livros e periódicos nacionais e internacionais.

--> Sumário e prefácio

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288