Análises de um mundo significado A visão semiolinguística do discurso
Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso
Série Ensaios, v. 39
Autoras: Beatriz Feres e Rosane Monnerat (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-1284-4
Ano de publicação: 2017

Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso

Os textos reunidos nesta coletânea foram produzidos por professores e discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense e apresentam um resultado concreto de pesquisas em teorias do discurso, do texto e da interação - nos últimos 15 anos, sob o aporte teórico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso.

Nos sete capítulos, é possível observar não só a abrangência da aplicação de noções caras a essa perspectiva teórica em diferentes corpora, como também a criticidade que toda pesquisa em análise do discurso engendra, seja em relação aos implícitos dissimulados no processo sociocomunicativo, seja em relação à problematização dos conceitos empregados nas análises.

Os temas e respectivos autores são os seguintes:

"Fotografias e legendas na linha do tempo: efeitos patêmicos e estratégias de captação no discurso midiático", de Nadja Pattresi e Rosane Monnerat;

"A inscrição de efeitos patêmicos em diferentes espaços midiáticos: afetos projetados pelo jornal de referência e pelo jornal popular", de Caroline Monteiro e Patricia Neves Ribeiro;

"Do mundo a significar ao mundo significado: estratégias linguísticas e discursivas na construção do(s) sentido(s) de capa de revista", de Ilana Rebello;

"A encenação descritiva em livros ilustrados para crianças: marcas de um discurso formativo", de Beatriz Feres;

"Leitura de quadrinhos: a construção do modo narrativo na revista Turma da Mônica Jovem", de Glayci Kelli Xavier;

"Mediação de leitura, identidade dos sujeitos e performance na canção 'Surabaya Johnny'", de Iran Nascimento Pitthan;

"A construção de um ethos em crônicas de Lya Luft: uma abordagem semiolinguística", de Lúcia Helena Gouvêa e Mário Acrísio Alves Jr..

--> Sumário e apresentação

Cálculo automático de frete