O Rio de Janeiro dos fados minhotos e alfacinhasO O Rio de Janeiro dos fados, minhotos e alfacinhas - O antilusitanismo na Primeira República
Série Universidade, v. 6
Autora: Gladys Sabina Ribeiro
Páginas: 266
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,425 kg
ISBN: 978-85-228-1282-0
BISAC: HIS038000 History / Americas (North, Central, South, West Indies)
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Preço: R$ 59,00

O Rio de Janeiro dos fados, minhotos e alfacinhas - O antilusitanismo na Primeira República

 

Ao tratar do antilusitanismo na Primeira República, este livro amplia a discussão do tema para além de um sentimento alimentado contra o ex-colonizador. Aborda como os portugueses travavam diariamente uma árdua luta pela subsistência, fazendo da necessidade um trunfo no mercado de trabalho carioca.

Como trabalhadores e proprietários, dessa maneira julgavam ter direito à terra e, por conseguinte, à nacionalidade brasileiras. Na mesma proporção que discriminavam e açambarcavam as melhores oportunidades de trabalho, eram discriminados e contra eles não raro surgia o grito de "Mata galegos!".

Sobre a autora - Professora titular do Instituto de História da UFF, bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado/Faperj, Gladys Sabina Ribeiro coordena o Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania e é pesquisadora do Centro de Estudos do Oitocentos e fundadora da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. Publicou "Mata galegos: os portugueses e os conflitos de trabalho na República Velha" e "A liberdade em construção: identidade nacional e conflitos antilusitanos no Primeiro Reinado".

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete


FLIL 


Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br