Vassouras Comunidade escrava conflitos e sociabilidade 1850 1888
Vassouras: comunidade escrava, conflitos e sociabilidade (1850-1888)
Série Memória e Identidade, v. 1
Autor: Fábio Pereira de Carvalho
ISBN: 978-85-228-1280-6
Ano de publicação: 2017

Vassouras: comunidade escrava, conflitos e sociabilidade (1850-1888)

O livro introduz o leitor no universo escravo, nas relações entre escravizados, com suas diferenciações no interior da(s) comunidade(s). E a discussão sobre o conceito de comunidade e a pertinência de sua utilização para esse universo é uma das questões-chaves da obra. Segundo o autor, penetrá-lo não tem sido fácil, pois há poucos documentos que exponham os aspectos cotidianos ou mundanos.

Um corpo documental de 17 processos criminais em que estão envolvidos escravos como réus e/ou vítimas dá vida ao entrelaçamento de relações, interesses, conveniências, medos e oportunidades a partir do qual o autor busca salientar as heterogeneidades por trás da uniformidade que pode imprimir a expressão "os escravizados do município de Vassouras".

Sobre o autor - Fábio Pereira de Carvalho é professor da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro, na cidade de Volta Redonda, mestre e doutorando em História pela UFF.

--> Sumário

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br