Expressividades Pensamento produção de subjetividades enlaces e embates na experimentação clínica
Expressividades - Pensamento, produção de subjetividades, enlaces e embates na experimentação clínica
Série Nova Biblioteca, v. 23
Autora: Denise Farias da Fonseca
Páginas: 172
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,280 kg
ISBN: 978-85-228-1275-2
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Preço: R$ 44,00

Expressividades - Pensamento, produção de subjetividades, enlaces e embates na experimentação clínica

 

A inspiração preponderante neste estudo tem como fonte a atividade clínica da autora no Serviço de Psicologia Aplicada da UFF - em atendimento individual ou em grupos terapêuticos, em trabalhos comunitários, nas oficinas terapêuticas, ou ainda nos cursos de extensão - e em consultório particular.

Segundo Denise da Fonseca, o percurso do livro é marcado pelos descomedimentos da experimentação clínica e pelas perturbações que advêm de suas vizinhanças, como o encantar-se com a trajetória dos filósofos, dos poetas, dos autores e atores cotidianos, afeiçoados ao diverso e que, amalgamados, constroem e se apropriam de incontáveis analisadores, engendrando o exercício "clínico-político" no/do contemporâneo.

São destacadas quatro passagens: a primeira, pela problematização do que se chama, em acordo com Gilles Deleuze, de uma "imagem clássica do pensamento" em que pensar significa conhecer, representar, estabelecer causa através da ordem. Porém, segue em direção àquilo que Félix Guattari chamou de "paradigma estético" visando abrir outras passagens, para que algo do plano sensível se torne, dizível, vivível.

Em seguida, o desdobramento da ideia de "expressividades" na clínica: efetuações do "corpo-pensamento" que não dizem respeito à manifestação criativa de um eu, mas aos acontecimentos clínicos, desalinhados que "sobrevoam os corpos".

Uma terceira passagem sustenta a ideia de que essas expressividades se constituem na superfície dos acontecimentos clínicos a partir do ilimitado movimento de ser afetado e afetar. Por último, são sublinhados alguns enlaces e embates que, a partir desses três primeiros movimentos, abrem outro repertório de problematizações. 

Sobre a autora - Denise Farias da Fonseca é psicóloga clínica, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Psicologia - Estudos da Subjetividade pela UFF.

--> Sumário e prefácio

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete




 

 




Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br