Lutas por educacao no Brasil recente
Lutas por educação no Brasil recente: o movimento docente da educação superior
Série Biblioteca, v. 85
Autora: Kênia Miranda
ISBN: 978-85-228-1226-4
Ano de publicação: 2017

Lutas por educação no Brasil recente: o movimento docente da educação superior

Como resultado das políticas estatais para a educação, desde a década de 1980, houve um processo crescente de conversão da educação em mercadoria e de intensificação do trabalho do professor, que significou o avanço de uma forma específica de proletarização docente. Contudo, essa direção das políticas educacionais encontrou fortes resistências, em especial dos trabalhadores da educação.

A partir do materialismo histórico, Kênia Miranda estuda o processo de consolidação dos trabalhadores da educação enquanto nova força social e a formação, organização e reorganização sindical dos professores nas universidades públicas, assim como as especificidades do trabalho docente e os processos de subsunção à lógica do capital presentes no interior do trabalho intelectual.

O livro analisa a trajetória do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) em face das políticas educacionais e das lutas da classe trabalhadora no Brasil ao longo das três últimas décadas.

Sobre a autora - Kênia Miranda é professora de Economia Política e Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora em História Social e mestre em Educação pela UFF, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e Marxismo e do Grupo de Pesquisas Mundos do Trabalho, na mesma universidade, e pesquisadora associada do Instituto de História da Universidade Nova de Lisboa.

--> Sumário e apresentação

Cálculo automático de frete