Vamos fazer uma sacanagem gostosa
Vamos fazer uma sacanagem gostosa? - Uma etnografia da prostituição masculina carioca
Autor: Victor Hugo de Souza Barreto
Série Biblioteca, v. 83
ISBN: 978-85-228-1219-6
Ano de publicação: 2017
Em breve à venda

Contribuição aos estudos sobre sexualidade e prostituição masculina no Brasil, este minucioso relato etnográfico comunica uma complexa e radical experiência de alteridade: aquela que é vivenciada pelos principais interlocutores da pesquisa - "boys", "garotos de programa" que frequentam as saunas do Rio de Janeiro -, na medida em que constituem suas redes relacionais no mercado do sexo.

A originalidade do trabalho já se antevê na pergunta, misto de convite, que está em seu título e atravessa o livro do início ao fim. Um convite - ao mesmo tempo uma proposta - para um "programa", "cantada", abertura para o acontecimento e o inesperado, que disparam o desejo. Quem enuncia a proposta são os boys na interlocução com seus clientes, nos corredores das saunas, na disputa por mais um programa.

O tema traz desafios ao pesquisador, como, por exemplo, realizar o trabalho de campo em universo relacional em que o não dito tem tanta ou mais importância do que o dito e fazer aparecer o sentido das práticas em um lugar onde as representações do eu são torcidas ou abandonadas para dar lugar às fantasias homoeróticas. Desafios enfrentados com propriedade e originalidade.

Por meio desta etnografia, o leitor pode conhecer "por dentro" as maneiras de efetuação dos programas no negócio da prostituição masculina carioca e como nela se articulam sexualidade, subjetividade e desejo.

Sobre o autor - Victor Hugo de Souza Barreto é mestre em antropologia e pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-Ineac/UFF). Foi professor de sociologia no ensino médio. Sua pesquisa em andamento no doutorado em antropologia, na UFF, trata de festas de orgia masculinas.

Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: faleconosco@eduff.uff.br e ouvidoria@eduff.uff.br