Educação se faz na políticaEducação se faz (na) política
Série Práxis Educativa, v. 6
Autores: Jorge Najjar e Sueli Camargo Ferreira (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-1143-4
Ano de publicação: 2015

Educação se faz (na) política

Ao retomar nestes escritos a noção de que "educar é um ato político", tão cara a Paulo Freire, os autores dedicaram-se à construção coletiva de um livro que aborda as intrincadas e necessárias mediações entre a política e a educação, tomando-as sob diversos aspectos estes "tensos" mas profundamente ricos de significado para quem deseja compreender um pouco mais as relações entre estas duas dimensões matriciais da sociedade.

Trata-se de exemplo da bem-sucedida tarefa de aplicar o pincípio da unidade na diversidade. O espectro dos temas é amplo e vai desde o tema da formação política no cotidiano escolar (conforme consta do artigo "Política do cotidiano: a escola na formação política dos sujeitos") ao tema do limiar da democracia institucional.

Assim, por meio de debates e reflexões várias, relações entre política, educação (e que abrangem a democracia), este livro traz viva a experiência de autores com grande conhecimento da formação política mediada pela educação. Uma obra que permanece atual desde seu lançamento em 2006 e que deverá permanecer ainda muito tempo, dada a pertinência e a qualidade dos artigos.