Formação de professores Múltiplos olhares
Formação de professores: múltiplos olhares
Série Práxis Educativa, v. 13
Autora: Flávia Monteiro de Barros Araújo (Org.)
ISBN: 978-85-228-1145-8
Ano de publicação: 2015

Formação de professores: múltiplos olhares

Esta coletânea de artigos sobre a formação de professores conta com a contribuição de oito pesquisadores, todos ligados de alguma forma à Faculdade de Educação da UFF, abordando perspectivas diferentes de um tema que tem merecido atenção da sociedade.

Tem sido frequente na grade mídia a constatação de indicadores que comprometem a qualidade da educação no Brasil, invariavelmente culpabilizando os professores pelos resultados medíocres aferidos pelos estudantes brasileiros nas diversas avaliações conhecidas. Críticas apressadas e superficiais apontam a inconsistência da formação de professores como um dos principais fatores da situação frágil da educação brasileira.

O principal objetivo da obra é recusar a simplificação que procura imputar culpas, para apresentar um cenário mais fiel à complexidade dos processos de formação de professores, procurando superar os limites teóricos, institucionais, culturais e políticos de uma sociedade que ainda não consegue assegurar uma educação de qualidade para o conjunto da população.

Os quatro artigos avaliam com rigor metodológico os impactos de políticas públicas no campo da formação de professores. Um recupera a história de uma faculdade de formação de professores; outro relaciona a formação com o conceito de cidadania; um terceiro discute a formação de docentes que atuam com crianças em situações de risco social; e o último apresenta refelxão filosófica sobre a formação de professores e o sentido do processo educativo.