Caminhos da liberdade
Caminhos da liberdade - Histórias da abolição e do pós-abolição no Brasil
Série História Online, v. 2 (e-book)
Autores: Martha Abreu e Matheus Serva Pereira (Orgs.)
Formato: PDF
ISBN: 978-85-63735-02-7
Eduff / Programa de Pós-graduação em História da UFF
Ano de publicação: 2011
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Caminhos da liberdade - Histórias da abolição e do pós-abolição no Brasil

O e-book está dividido em cinco partes. A maior parte dos trabalhos se refere ao Sudeste, mas nele encontram-se também textos sobre Rio Grande do Sul, Bahia e Amazonas.

As duas primeiras partes, com trabalhos sobre as possibilidades de liberdade antes de 1888, abordam as tensões legais pelo fim do tráfico, a experiência de africanos livres e das famílias escravas, assim como o recenseamento populacional, a Revolução Farroupilha e as disputas em áreas da fronteira sul.

A terceira parte apresenta, por meio da discussão sobre os projetos abolicionistas, o papel de intelectuais, jornalistas, espíritas e lideranças negras nas lutas pela abolição.

A quarta parte centra a atenção nos limites da liberdade após o fim da escravidão, discutindo sobre trabalho infantil, economia leiteira, festas populares e ações camponesas.

Por fim, a quinta parte traz reflexões sobre as festas da liberdade e as memórias da escravidão a partir de imagens da Abolição e dos carnavais, da literatura, dos quilombos e das políticas patrimoniais.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF