Estudos africanos
Estudos africanos: múltiplas abordagens
Série História Online, v. 3 (e-book)
Autores: Alexandre Vieira Ribeiro, Alexsander Lemos de Almeida Gebara (Orgs.)
Formato: PDF
ISBN: 978-85-228-0930-1
Eduff / Programa de Pós-graduação em História da UFF
Ano de publicação: 2013
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Estudos africanos: múltiplas abordagens

Este livro é resultado do I Encontro Internacional de Estudos Africanos, realizado na UFF em 2011. O evento foi pensado como um espaço para a discussão e difusão de pesquisas sobre a ampla temática e, assim, como uma forma de ajudar a consolidar o campo no Brasil, em rápido desenvolvimento nesta última década.

Dentre essa grande variedade de abordagens, a coletânea foi organizada em três partes principais. Na primeira delas, "Faces coloniais da África", há uma série de trabalhos que abordam a política e o cotidiano africano durante o período de ocupação colonial europeia, em especial na primeira metade do século XX.

"A África das relações portuguesas nos séculos XVI e XVII", segunda seção desta coletânea, inclui trabalhos que discutem desenvolvimentos históricos das ilhas São Tomé e Príncipe e da África Centro-Ocidental.

A terceira e última parte, "Múltiplas abordagens: fontes e ensino", é composta por textos que apresentam características específicas de reflexões teóricas e metodológicas sobre a história africana e sobre as condições de ensino de história da África no Brasil.

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF