Cálculo tensorial 220px
ISBN: 978-85-228-0761-1
Ano de publicação: 2012

Cálculo tensorial

A noção de tensor aparece nos estudos de mecânica analítica, relatividade, eletromagnetismo, mecânica dos sólidos e mecânica dos fluidos. É, portanto, um tópico de suma importância, não só para os físicos, mas também para aqueles que atuam em várias áreas das ciências exatas.

Integrante da série Didáticos da Editora da UFF, em "Cálculo tensorial", o professor José Geraldo aplica a experiência adquirida ao longo dos anos em sala de aula, apresentando o conteúdo de forma objetiva.

As demonstrações são desenvolvidas em detalhes para que o leitor se familiarize com a manipulação dos índices dos tensores. Evitou-se o uso da eliminação dos símbolos dos somatórios, tornando assim mais claro o entendimento das fórmulas tensoriais.

Procurou-se, ainda, dar ênfase à natureza geométrica da teoria sem perder de vista as suas aplicações.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br