Estranhas catedrais
Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988
Autor: Pedro Henrique Pedreira Campos
ISBN: 978-85-228-0984-4
Edição: 1ª, 2ª reimpressão
Ano de publicação: 2017

Um histórico sobre os "gigantes que nunca dormiram" é a inspiração e fio condutor de "Estranhas Catedrais", de Pedro Henrique Pedreira Campos. A análise crítica identifica na ditadura civil-militar brasileira do período 1964-1988 a origem da inserção, contaminação e subordinação do tecido orgânico do Estado aos interesses do segmento dos empreiteiros. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2015, na categoria "Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer".

Em foco, o crescimento e consolidação das principais empresas do setor de construção pesada no Brasil, numa articulação que, segundo o autor, propiciou o desenvolvimento expressivo, a modernização capitalista e a internacionalização das "gigantes do setor".

Ao demonstrar as injunções políticas, estratégias e práticas que permeiam as relações da iniciativa privada e poder público e sua legitimação por "intelectuais orgânicos", a publicação constata e fornece elementos de compreensão acerca de "Estado, Poder e Classes Sociais no Brasil", conforme sugere o prefácio, assinado pela historiadora Virgínia Fontes.

--> Entrevista do autor concedida ao site da Eduff

--> Entrevista concedida ao Programa Faixa Livre (áudio)

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br