Experiencias e narrativas em educação
Experiências e narrativas em educação
Série Nova Biblioteca, v. 87
Autora: Carmem Lúcia Vidal Pérez (Org.)
ISBN: 978-85-228-1080-2
Ano de publicação: 2017

Experiências e narrativas em educação

Quatro grandes eixos temáticos verticalizam a temática central da obra – experiências e narrativas.

O primeiro eixo articula um conjunto de textos que discutem questões sobre narrativas, cultura e cotidiano escolar, ao explicitarem modos próprios como os autores - praticantes do cotidiano e do currículo da escola - narram suas experiências de vida e formação.

O segundo dialoga sobre narrativas e atores sociais no espaço escolar, contemplando escutas dialógicas com crianças e sobre a infância, educação indígena, professoras iniciantes, mães e adolescentes.

O terceiro mobiliza-se na discussão sobre tempo, espaços e narrativas, ao enfocar aspectos sobre o refeitório e o cotidiano escolar.

O quarto eixo aprofunda questões metodológicas ao situar aspectos epistemológicos sobre documentação narrativa de experiências pedagógicas, experiência e narrativa, escritas de si e formação, como uma das grandes contribuições da obra para pesquisadores, estudantes, professores e formadores em geral.

O livro traz os seguintes artigos:

- "Experiências e narrativas em educação (sob forma de apresentação)", de Carmen Lúcia Vidal Pérez;

- "Entre dois mundos, duas culturas e duas línguas", de Edwiges Zaccur e Vera Lúcia Bambirra;

- "Memória, narrativa, interculturalidade e mediação sociopedagógica", de Ana Vieira e Ricardo Vieira;

- "Da experiência à narrativa", de Anelice Ribetto e Valter Filé;

- "Trajetórias de pesquisas com crianças narradoras", de Maria Terezinha Espinosa de Oliveira;

- "A poética do espaço escolar: algumas questões sobre o refeitório escolar como espaço, pedaço e lugar", de Maria Tereza Goudard Tavares;

- "Presenças, ausências e participação das mães na escola: uma questão de perspectivas", de Silvina Julia Fernández;

- "Saber pedagógico e reconstrução da memória escolar: a documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente", de Daniel Hugo Suárez;

- "Narrativas docentes: visibilidade de saberes e fazeres alfabetizadores na socialização da prática pedagógica cotidiana", de Carmen Sanches Sampaio;

- "Memoriais e escritas de si: as narrativas (auto)biográficas como processo formativo", de Jacqueline de Fátima dos Santos Morais e Mairce da Silva Araújo;

- "Aprendizagens e possibilidades em narrativas de professoras iniciantes", de Guilherme do Val Toledo Prado.

--> Sumário e prefácio

Cálculo automático de frete