Agentes do contemporâneo
Agentes do contemporâneo
Série Pesquisas, v. 5
Autores: Claudete Daflon, Maria Fernanda Garbero e Matildes Demétrio dos Santos (Orgs.)
Páginas: 237
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 0,285 kg
ISBN: 978-85-228-1215-8
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2017
Idioma: Português
Preço: R$ 36,00

Agentes do contemporâneo

 

Esta coletânea traz tentativas de resposta à premência de reflexões que contemplem os rumos assumidos pela produção literária e cultural recente no país. Ela resulta de atividades e discussões promovidas pelo Grupo de Pesquisa Caminhos da Literatura Brasileira (CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, que culminaram com a realização do 3º Seminário Caminhos da Literatura Brasileira: o papel do escritor no Século XXI, em 2014.

O ponto organizador das discussões desenvolvidas, no entanto, dizia respeito, sobretudo, às situações enfrentadas pelos escritores em atividade e suas implicações na produção literária. Desse modo, a designação "agentes" explora o sentido que a palavra encerra ainda em sua origem latina, ou seja, a sua associação obrigatória com um fazer e, portanto, com uma atuação.

A partir dessa premissa, deseja-se explorar como os autores relacionam-se ativamente com o seu tempo, à maneira do que assinala Giorgio Agamben no ensaio já bastante conhecido "O que é contemporâneo?", publicado pela primeira vez no Brasil em 2009.

Dividido em cinco seções, o livro traz, na primeira delas - "Com a palavra, o escritor" -, uma entrevista de Milton Hatoum concedida às organizadoras. Outros 12 textos estão distribuídos pelas cinco seções, sendo as demais "Profissão de risco", "Linguagens moventes", "Figurações do desconforto" e "Balanço final".

--> Sumário

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete

 


Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: faleconosco@eduff.uff.br e ouvidoria@eduff.uff.br