Conflitos sociais no espaço urbano
Série Antropologia e Ciência Política, v. 55
(Justiça Criminal e Segurança Pública, v. 4)
Autores: Simoni Lahud Guedes e Edilson Márcio Almeida da Silva (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-1003-1
Ano de publicação: 2017

Conflitos sociais no espaço urbano

Na primeira parte desta coletânea, os textos abordam a relação entre juventude e criminalidade, procurando ultrapassar preconceitos construídos sobre tal segmento etário, além de valorizar o olhar que os próprios jovens têm sobre os fenômenos de que participam.

Os artigos são: "As duas faces da juventude no crime: opção ou falta de escolha?", "'Mão na cabeça, perdeu malandro': a visão do tráfico e da polícia pela perspectiva de jovens moradores de favelas em Niterói", "A visão dos jovens sobre a violência urbana", "Meninos de rua: uma trajetória muito além das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente", "Adolescentes em conflito com a lei" e "Ambiente sociocultural e transtorno dissocial"

Já as cinco monografias que compõem a segunda parte ocupam-se de temáticas que vão desde o avanço da violência urbana ao acesso a direitos no âmbito da justiça criminal, passando, ainda, por questões relativas à fiscalização da poluição sonora e à atuação dos órgãos de comunicação social nos processos de produção e legitimação institucional de verdades e têm por lócus preferencial a cidade do Rio de Janeiro.

Nesta parte, os textos são: "Velhos conflitos e uma prática 'du barulho': '...tô te explicando pra te confundir, tô te confundindo pra te esclarecer...'", "A crítica da prática e a prática da crítica: sensibilidade jurídica em favelas do Rio de Janeiro", "A problemática da violência urbana no estado do Rio de Janeiro", "Um batel de notícias: análise do 'arrastão' da Praia do Leblon", e "A violência doméstica e o sistema de Justiça Criminal".

Os artigos foram escritos por diferentes profissionais: policiais (militares e civis), jornalistas, cientistas sociais, entre outros, e refletem uma pluralidade que está intimamente vinculada à própria composição do curso de especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública da UFF.

--> Sumário e prefácio

Cálculo automático de frete