Conflitos sociais no espaço urbano
Série Antropologia e Ciência Política, v. 55
(Justiça Criminal e Segurança Pública, v. 4)
Autores: Simoni Lahud Guedes e Edilson Márcio Almeida da Silva (Orgs.)
ISBN: 978-85-228-1003-1
Ano de publicação: 2016

Conflitos sociais no espaço urbano

Na primeira parte desta coletânea, os textos abordam a relação entre juventude e criminalidade, procurando ultrapassar preconceitos construídos sobre tal segmento etário, além de valorizar o olhar que os próprios jovens têm sobre os fenômenos de que participam.

Os artigos são:

"As duas faces da juventude no crime: opção ou falta de escolha?", de David Anthony Gonçalves Alves;

"'Mão na cabeça, perdeu malandro': a visão do tráfico e da polícia pela perspectiva de jovens moradores de favelas em Niterói", de Caroline Carvalho Caçador;

"A visão dos jovens sobre a violência urbana", de Jami-Noá Medeiros de Araújo;

"Meninos de rua: uma trajetória muito além das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente", de Cláudio Otero Ascoli;

"Adolescentes em conflito com a lei", de João de Mattos Farias;

"Ambiente sociocultural e transtorno dissocial" de Mariana Cretton Abílio.

Já as cinco monografias que compõem a segunda parte ocupam-se de temáticas que vão desde o avanço da violência urbana ao acesso a direitos no âmbito da justiça criminal, passando, ainda, por questões relativas à fiscalização da poluição sonora e à atuação dos órgãos de comunicação social nos processos de produção e legitimação institucional de verdades e têm por lócus preferencial a cidade do Rio de Janeiro.

Nesta parte, os textos são:

"Velhos conflitos e uma prática 'du barulho': '...tô te explicando pra te confundir, tô te confundindo pra te esclarecer...'", de Solange Aziz Cretton;

"A crítica da prática e a prática da crítica: sensibilidade jurídica em favelas do Rio de Janeiro", de Rodolfo Noronha;

"A problemática da violência urbana no estado do Rio de Janeiro", de Fernando Vila Pouca de Sousa;

"Um batel de notícias: análise do 'arrastão' da Praia do Leblon", de Rodrigo Mattos de Carvalho;

"A violência doméstica e o sistema de Justiça Criminal", de Regina Fátima Garrido Dias Max.

Os artigos foram escritos por diferentes profissionais: policiais (militares e civis), jornalistas, cientistas sociais, entre outros, e refletem uma pluralidade que está intimamente vinculada à própria composição do curso de especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública da UFF.

--> Sumário e prefácio

Cálculo automático de frete