Estética transcultural
Estética transcultural na universidade latino-americana: novas práticas contemporâneas

Série Pesquisas - Volume 2
Autora: Dinah Guimaraens (Org.)
Formato: 20 x 25,8 cm
ISBN: 978-85-228-1195-3
Ano de publicação: 2016
Língua: Português

O livro apresenta um projeto audacioso realizado entre 2012 e 2015, que abarca múltiplas áreas de conhecimento e cultura, como arte, teatro, arquitetura e educação, entre outras, sob a responsabilidade de três grandes universidades nacionais e internacionais, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a UniRio e a Universidade Paris 8-Saint Denis.

A parceria resultou em um movimento intercultural reunido nesta obra, sob a organização de Dinah Guimaraens, por meio de artigos que relatam o decorrer do projeto e trazem novas perspectivas de análise para debater com o leitor.

O diálogo transcultural proposto pelo projeto nas áreas de artes visuais, arquitetura, artes cênicas/performance e música conduziu a uma interdisciplinaridade decorrente de um espaço dialógico e intercultural, permitindo o afloramento de realidades autônomas que o filósofo Jacques Poulain conceitua como representando "uma estética transcultural das percepções e das concepções de mundo que possa determinar o horizonte cosmopolita das memórias e das expectativas de todos".

A interdisciplinaridade ficou marcada na realização de dois seminários, o primeiro em maio de 2013 no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, intitulado "Museus e transculturalidade: novas práticas pós-modernas", com a participação de agentes indígenas urbanos da Aldeia Maracanã, e índios Kamayurá, Yawalapiti, Aweti, Guarani e Marubo; o segundo em maio de 2015 na UniRio, intitulado "Estética transcultural: filosofia, espaço e performance"; e na construção de uma oca do Alto Xingu no Campus da Praia Vermelha da UFF em novembro e dezembro de 2014, integrando a disciplina Arquitetura Indígena Bioclimática, ministrada por Dinah Guimaraens.

--> Sumário e apresentação

Cálculo automático de frete