Entre a escola e a casa de reza
Entre a escola e a casa de reza - Infância, cultura e linguagem na formação de professores indígenas guarani
Autor: Domingos Nobre
Páginas: 115
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,220 kg
ISBN: 978-85-228-1061-1
Eduff
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2016
Idioma: Português
Preço: R$ 22,00

Entre a escola e a casa de reza -  Infância, cultura e linguagem na formação de professores indígenas guarani

 

O livro é resultado de pesquisa sobre os impactos da escolarização e da chegada da luz nas aldeias, entre as crianças guarani mbyá do estado do Rio de Janeiro. A obra tem como objetivo refletir na formação dos professores, a respeito da construção de currículos diferenciados que levem em conta essas transformações.

Aspectos da infância indígena - e, em particular, da infância guarani - têm sido objeto de poucas pesquisas no Brasil, razoavelmente esporádicas e pontuais. O autor analisou as mudanças em curso, algumas bastante rápidas, a partir da relação das tradicionais comunidades guarani mbyá com a instituição "escola indígena" e com as tecnologias decorrentes do uso da energia elétrica nas aldeias, sobretudo a televisão e o computador.

Como educador e participante de programas de formação de professores indígenas, Domingos Nobre logo alertou para as implicações desses processos em tais iniciativas, refletindo sobre o componente da "interculturalidade", um "perigoso consenso" apontado como necessidade da escola indígena. Também voltou-se para a linguagem, tanto na perspectiva da linguística antropológica quanto em sua função/ação discursiva e no contexto de distintos gêneros, de modo a contemplar as especificidades de um discurso sobre a própria infância.

De acordo com o autor, na escolarização há uma apropriação criativa de elementos da educação tradicional guarani, que são incorporados à escola, pelos professores guarani. E paralelamente observa-se tanto a subversão como a reprodução de normas e preceitos típicos da educação escolar não indígena.

O estudo inovador, nesta obra, poderá se tornar referência para as pesquisas sobre educação escolar sobre infância guarani no Brasil e, inclusive em países vizinhos, como Argentina e Paraguai.

--> Sumário, prefácio e apresentação

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete




 




Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br