Nas fronteiras do poder Conflito e direito à terra no Brasil do século XIX
Edição: 2ª, revista e ampliada
Indisponível

Nas fronteiras do poder - Conflito e direito à terra no Brasil do século XIX

A autora analisa as dimensões do conflito e do direito à terra no Brasil do oitocentos. Com base em intenso cruzamento de fontes e constante diálogo com a produção acadêmica sobre a apropriação territorial, recupera as diversas leituras sobre a primeira lei agrária do Império, de 1850.

Os embates que deram origem à lei são investigados, bem como as tentativas anteriores de fazer emergir um dispositivo legal que pudesse pôr fim aos conflitos agrários. Ao compreendê-la enquanto espaço de luta, Motta pesquisa como a lei foi instrumentalizada pelos fazendeiros e analisa as razões mais profundas que levaram à sublevação dos "agregados" do barão. Assim, demonstra, inclusive, como a Lei de Terras pôde adquirir outro sentido para aqueles sublevados.

Ao destrinchar o emaranhado das leis e as diversas histórias da ocupação do lugar, a autora não só revisitou um tema pouco explorado pela história social, como revalorizou a história agrária do Brasil.