Algoritmos e heurísticas Desenvolvimento e avaliação de performance

Algoritmos e heurísticas - Desenvolvimento e avaliação de performance
Autor: Ruy Eduardo Campello e Nelson Maculan
ISBN: 85-228-0134-7
Eduff / Furnas
Ano de publicação: 1994
Algoritmos e heurísticas - Desenvolvimento e avaliação de performance

Os resultados científicos da área de complexidade computacional produzidos no início da década de 1970 consolidaram a impressão de que em geral problemas da área de otimização discreta são extremamente difíceis de resolver. Enquanto métodos de otimização são bem sucedidos em alguns casos, falham em uma série de outros, especialmente em situações reais, quando o porte dos problemas é significativo.

Uma grande variedade de problemas práticos encontrados normalmente em pesquisa operacional, administração, economia, engenharia, física e matemática podem ser formulados como instâncias de problemas de programação discreta. Desta forma, a utilização de algoritmos heurísticos se apresenta como alternativa elegante e eficaz.

Este livro, fruto do trabalho integrado e da longa experiência profissional dos autores, apresenta de forma clara e didática resultados típicos da área, enriquecidos por exemplos e pela análise de performance e complexidade de algumas heurísticas.