Violência e racismo no Rio de Janeiro
Violência e racismo no Rio de Janeiro
Série Antropologia e Ciência Política, v. 14
Autor: Jorge da Silva
Páginas: 270
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 0,360 kg
ISBN: 978-85-228-1161-8
Eduff
Edição: 3ª
Ano de publicação: 2016
Idioma: Português
Preço: R$ 50,00
Violência e racismo no Rio de Janeiro

 

Clássico sobre o tema da violência, incorpora um componente normalmente abstraído pelos analistas: a discriminação racial. O estudo, que tem como pressuposto que o Brasil está longe de ser uma democracia racial, exibe o abismo entre os ideais igualitários declarados formalmente e a prática discriminatória de "imposição" da ordem.

Postula-se no texto que, isolado esse componente da admitida discriminação "social", verifica-se que as formas concebidas para enfrentar a violência apresentam conotação racista. Para o autor, se essa era uma realidade negada há 18 anos - época da primeira edição -, convive-se hoje com um racismo explícito, em função, lhe parece, das reações conservadoras às demandas por cidadania e igualdade - caso da política de cotas - e da exacerbação da criminalidade violenta.

A obra é uma importante contribuição não só para estudiosos das questões racial e de violência, mas também para formuladores de políticas públicas destinadas à melhoria da qualidade de vida da população, em particular às relacionadas com a violência e à segurança pública, e aos setores da sociedade civil interessados no controle da violência, participando de esforços do poder público e/ou desenvolvendo mecanismos de controle civil dos órgãos da justiça e da segurança pública. 


--> Sumário, prefácios e introdução

--> Capa em alta resolução

Vídeo

Violência e racismo no Rio de Janeiro Apresentação

Cálculo automático de frete




 

 




Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br