A dispersao da memória e da escrita em Milton Hatoum e Lobo Antunes

ISBN: 978-85-228-1186-1
Ano de publicação: 2016

A dispersão da memória e da escrita em Milton Hatoum e Lobo Antunes

Em "A dispersão da memória e da escrita em Milton Hatoum e Lobo Antunes" (Eduff, 2016), Véra Lúcia Ramos de Azevedo reflete sobre os pontos de articulação entre os dois escritores de língua portuguesa, aparentemente tão diferentes entre si.

No livro, a autora analisa os romances "Relato de um certo Oriente", do brasileiro Milton Hatoum, e "Não entres tão depressa nessa noite escura", do português Lobo Antunes. Ambos tratam da memória acionada por narradoras numa tentativa de resgate de um passado capaz de explicar e vivência do presente.

Inseridas em um presente disperso, elas dão à memória um papel decisivo para compreensão do momento atual, o que se revela por uma escrita fragmentada, com personagens divididos em subjetividades.

Sobre a autora
Véra Lúcia Ramos de Azevedo é doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense e professora do curso de Letras da Universidade Castelo Branco.

--> Sumário e introdução

Cálculo automático de frete