Do lugar das mulheres e das mulheres fora do lugar Um estudo das relações de gênero na empresa
Do lugar das mulheres e das mulheres fora de lugar - Um estudo das relações de gênero na empresa
Autora: Andréia Brandão Puppin
ISBN: 85-228-0305-6
Ano de publicação: 2001

O livro de Andréa Brandão Puppin é fruto de sua pesquisa, premiada pelo concurso da Fundação Carlos Chagas, que tem como objetivo detectar o sistema de gênero subjacente à organização da firma, no caso em uma multinacional.

A autora apresenta como se dão as formas de recrutamento e interdição das mulheres para diferentes cargos (principalmente para o chão da fábrica, composto predominatemente por homens); observa situações cotidianas como o casamento entre os colegas, assédio sexual, competição entre pessoas com organização familiar baseada na divisão sexual do trabalho etc..

A pesquisa tem como proposta apresentar como os símbolos de gênero são acionados pela empresa na alocação de postos de trabalho e detectar formas discriminatórias nem sempre apreendidas, flagrando como o gênero é acionado na empresa.