Em busca da aventura
Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre esporte, lazer e natureza
Autores: Cleber Augusto Gonçalves Dias e Edmundo de Drummond Alves Junior (Org.)
ISBN: 978-85-228-0519-8
Ano de publicação: 2009

Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre esporte, lazer e natureza

A partir de múltiplos olhares de seus diversos colaboradores, este livro tem como objetivo construir um relato sobre esportes ligados à natureza, até então relativamente pouco estudados, como voo livre, surfe, montanhismo.

A origem deste trabalho está diretamente ligada à 1ª Jornada de Esporte e Lazer na Natureza, evento organizado por Edmundo de Drummond e que está incluído em um dos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal Fluminense.

Os organizadores também respondem pelo Grupo de Pesquisa Esporte, Lazer e Natureza (GPELN), com foco no estudo dos esportes praticados na natureza, cujos valores, características, aportes sociais e apelos físicos e emocionais necessitam ser apreendidos por pesquisadores, professores e alunos de educação física, administradores, agentes de turismo, jornalistas, entre outros.

A finalidade é que professores e alunos de Educação Física e outros profissionais a ela ligados possam usufruir e (coletivamente) participar da discussão e construção de metodologias para um "objeto de estudo que se situa na interface de diferentes áreas do conhecimento e sinaliza para os benefícios de uma consideração interdisciplinar." (Marília Martins Bandeira).