Crítica literária e estratégia de gênero
Crítica literária e estratégias de gênero
Autora: Vera Queiroz
ISBN: 85-228-0202-5
Ano de publicação: 1997
Livro digital (e-book) grátis: formato PDF

Crítica literária e estratégias de gênero

A autora apresenta e discute temas recorrentes na crítica literária francesa e anglo-americana, sobretudo, estabelecendo diálogo entre a visão que tais temas oferecem na perspectiva teórico-crítica feminista e as propostas de alguns eminentes pensadores contemporâneos da cultura.

O tema do cânone é analisado a partir da discussão dos fundamentos da estética da recepção, formulados por H. R. Jaussm em confronto com a visão das críticas americanas A. Kolodny e J. Tompkins.

Os temas do leitor, da leitora e da leitura são focalizados a partir das perspectivas sugeridas pela vertente do reader-response criticism, sendo discutidas as noções de jouissance, em Barthes, de comunidades interpretativas, em Fish, de leitor implícito, em Iser, e de écriture féminine, em Cixous.

Com Nietzsche, Foucault, Huyssen, Touraine e, no campo da crítica feminista, Lauretis Braidotti, Sissa e Lovibond, elabora-se uma reflexão sobre questões relativas ao sujeito, à subjetividade e ao gênero.

Livro impresso:

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF