Arquivo e administração
Arquivo e administração - V.1 n.1, jan./jun. 1998
Periódico - Publicação oficial da Associação dos Arquivistas Brasileiros
Páginas: 82
Peso: 0,125 kg
Eduff
Ano Publicação: 1998
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 22,00 R$ 5,00

Arquivo e administração - V.1 n.1

 

A revista traz seis artigos. No primeiro, "Carta missiva", faz-se uma breve conceituação das cartas e mostram-se as implicações jurídicas que envolvem a pesquisa com esse tipo de documento, isto é, as cartas quando ainda inéditas. Apresenta-se um resumo das leis que regem os direitos autorais e o direito de intimidade.

Em "Arquivos e informação: uma parceria promissora", os autores introduzem o conceito de informação arquivística para a abordagem de questões relativas à transferência de informação em arquivos. Enfatizam o papel relevante desse conceito na preservação do patrimônio documental e da memória coletiva.

O terceiro artigo, "Informação, arquivos e instituições arquivísticas", trata da evolução do conceito de arquivo e da evolução histórico-administrativa das instituições arquivísticas.

"A importância da gestão de documentos para os serviços públicos federais" é o tema do texto seguinte, que conceitua gestão de documentos, destacando as três fases mais significativas de um programa nessa área: produção documental, utilização dos documentos (incluindo as atividades de protocolo, classificação e atendimento aos usuários) e destinação dos documentos.

Em "A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana", com o termo "advocacia" entendido como uma prática profissional baseada na defesa de posições e na tomada de decisões que perfilam a postura do profissional de arquivo na arena pública. O texto fala também de um desequilíbrio existente em relação ao tempo gasto no ensino da prática em detrimento de análises e propostas de reformulação das teorias existentes.

Concluindo o volume, "Em busca da consciência do que somos: a identidade nacional através da cultura", são abordados o Estado brasileiro e suas políticas públicas de preservação, a identidade nacional, as dimensões sociológicas e psicológicas do brasileiro em Sérgio Buarque de Holanda, a memória social brasileira e o reconhecimento da nação por meio da preservação da cultura.

Calcular frete



Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria IcaraíDesconto em compras presenciais na Livraria Icaraí:
Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br