Arquivo e administração
Periódico - Publicação oficial da Associação dos Arquivistas Brasileiros
Ano Publicação: 1998

Arquivo e administração - V.1 n.1

A revista traz seis artigos. No primeiro, "Carta missiva", faz-se uma breve conceituação das cartas e mostram-se as implicações jurídicas que envolvem a pesquisa com esse tipo de documento, isto é, as cartas quando ainda inéditas. Apresenta-se um resumo das leis que regem os direitos autorais e o direito de intimidade.

Em "Arquivos e informação: uma parceria promissora", os autores introduzem o conceito de informação arquivística para a abordagem de questões relativas à transferência de informação em arquivos. Enfatizam o papel relevante desse conceito na preservação do patrimônio documental e da memória coletiva.

O terceiro artigo, "Informação, arquivos e instituições arquivísticas", trata da evolução do conceito de arquivo e da evolução histórico-administrativa das instituições arquivísticas.

"A importância da gestão de documentos para os serviços públicos federais" é o tema do texto seguinte, que conceitua gestão de documentos, destacando as três fases mais significativas de um programa nessa área: produção documental, utilização dos documentos (incluindo as atividades de protocolo, classificação e atendimento aos usuários) e destinação dos documentos.

Em "A advocacia nos currículos de graduação em arquivologia: uma perspectiva norte-americana", com o termo "advocacia" entendido como uma prática profissional baseada na defesa de posições e na tomada de decisões que perfilam a postura do profissional de arquivo na arena pública. O texto fala também de um desequilíbrio existente em relação ao tempo gasto no ensino da prática em detrimento de análises e propostas de reformulação das teorias existentes.

Concluindo o volume, "Em busca da consciência do que somos: a identidade nacional através da cultura", são abordados o Estado brasileiro e suas políticas públicas de preservação, a identidade nacional, as dimensões sociológicas e psicológicas do brasileiro em Sérgio Buarque de Holanda, a memória social brasileira e o reconhecimento da nação por meio da preservação da cultura.