Bancos comunitários do Preventório e de Saracuruna
Bancos comunitários do Preventório e Saracuruna - Experiências pioneiras de financiamento e extensão universitária no Rio de Janeiro
Autora: Bárbara Heliodora França (Org.)
ISBN: 978-85-228-0961-5
Ano de publicação: 2013

O livro reúne relatos, experiências e saberes sobre a implementação de dois bancos comunitários de desenvolvimento (BCD) no Rio de Janeiro, realizada por meio de parceria entre a Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária da Universidade Federal Fluminense (Iees/UFF), moradores dos bairros de Saracuruna, em Duque de Caxias, e Preventório, em Niterói, e uma empresa. A inspiração foi a experiência do Banco Palmas e sua metodologia de crédito inovadora.

A iniciativa de desenvolvimento local e economia solidária teve um caráter diferenciado: durante o planejamento e criação, contou com o financiamento de uma empresa de capital privado, a Ampla, concessionária de transmissão de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro, algo inédito no país nesta área.

A experiência de campo relatada na obra mostra que a execução de um projeto dessa natureza se torna possível quando todos os atores têm sua autonomia respeitada: a Ampla como financiadora, a Iees/UFF como entidade assessora e as comunidades como implementadoras e gestoras dos BCD.