Arte e educação em Platão Série Encontros com a Filosofia
Arte e educação em Platão
Autores: Carlos Tourinho e Martha D' Angelo (Org.)
ISBN Eduff: 978-85-228-0498-6
ISBN Booklink: 978-85-7729-057-4
Eduff e Booklink

Arte e educação em Platão

No primeiro texto deste volume, "Educação e expulsão dos poetas: o caso Platão", Carolina Araújo (UFRJ) concentra-se na concepção de Platão acerca da educação, cuja interpretação mais corrente remete para a ideia de uma educação austera, quase militar, com finalidades políticas, marcada pela rejeição às artes, etc..

A autora destaca alguns argumentos expostos em "A república" com o intuito de propor justificativas para algumas escolhas platônicas em relação à educação, detendo-se, mais especificamente, na renúncia à poesia exigida pela sua concepção de cidade justa.

Em seguida, Admar Costa (UFRRJ) traz o texto "Da beleza à filosofia no 'Fedro' de Platão". O autor contrasta, de certo modo, a concepção da beleza real como um brilho no mundo sensível capaz de mover a alma em direção às ideias com a concepção de que a contemplação das ideias (particularmente, da "beleza em si") pela alma somente seria possível por uma superação da beleza sensível.

Fechando o volume, Marcus Reis (UFRJ) apresenta seu texto "A 'Carta sétima' de Platão, críticas à escrita e convivência filosófica". O objetivo central é o de apresentar a filosofia de Platão como forma de vida. Para o autor, a filosofia não pode se esgotar apenas em defesas de teorias abstratas, mas sempre remeter a uma transformação ética daquele que a investiga.

Para defender tal tese, Reis analisa os aspectos da obra de Platão que direcionam o aprendizado filosófico a uma experiência profunda e radical de transformação dos valores que norteiam a vida, analisando, com isso, os argumentos que defendem o convívio filosófico como algo necessário à rigorosa transmissão de conhecimento.