Moderno e nacional
Moderno e nacional
Autores: José Pessôa, Eduardo Vasconcellos, Elisabete Reis e Maria Lobo (Orgs.)
Páginas: 222
Peso: 0,290 kg
ISBN: 85-228-0431-1
Eduff
Ano de publicação: 2006
Edição: 1ª
Idioma: Português
Indisponível

Moderno e nacional

 

Os textos do livro são resultado de conferências e duas mesas-redondas do 6º Seminário Nacional Docomomo-Brasil, nas quais foram discutidas a problemática do moderno nacional e a preservação do moderno. O Docomomo é uma organização não-governamental, com representação em mais de 40 países, cujos objetivos são a documentação e a preservação das criações do movimento moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

Os textos da primeira parte trazem discussões sobre a ideia do nacional nas realizações da arquitetura moderna brasileira e a atual validade desse posicionamento, frente ao panorama internacional. São abordados temas como "Moderno e nacional: uma incompatibilidade a questionar"; "A arquitetura na Era Vargas: o avesso da unidade pretendida"; e "Razão contra poder: Affonso Eduardo Reidy e a monumentalidade arquitetônica moderna"; dentre outros.

Na segunda parte, os textos apresentam os novos problemas que a conservação do patrimônio moderno vêm trazendo para a prática de preservação no Brasil. A preservação de Brasília é especificamente analisada, bem como a formação dos futuros profissionais de arquitetura e urbanismo e a ideia de museu no Brasil modernista.

Concluindo o livro, um ensaio sobre a obra arquitetônica de Jorge Ferreira.




Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br