O diálogo Europa Brasil na obra de Machado de Assis
Le dialogue Europe Brésil
O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis
Série Pesquisas, v. 1
Autores: José Luís Jobim, Maria Elizabeth Chaves de Mello e Olinda Kleiman (Org.)
ISBN: 978-85-228-1153-3
Eduff, Faperj e Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
Ano de publicação: 2016
Idiomas (edição bilingue): português e francês
O diálogo Europa-Brasil na obra de Machado de Assis

Sabe-se o quanto Machado de Assis mantinha permanente diálogo com ideias europeias, e tudo indica que o francês, além do português, era para ele uma "língua de trabalho". No que restou de sua biblioteca na Academia Brasileira de Letras, há um grande número de volumes de autores de diversas nacionalidades traduzidos para o francês. Mas a variedade de seu acervo leva a crer que seus interesses iam muito além da França, pois constam de sua biblioteca livros de enorme diversidade nacional, temporal e de assunto.

Esse grande número de referências configura-se em sua obra de diversas maneiras, da citação explícita ao pastiche ou a paródia, passando pela menção velada. No entanto, o elemento apropriado por Machado não mantém identidade absoluta com sua origem e articula-se em novas formas e sentidos: a obra é elaborada a partir de uma leitura crítica da tradição anterior, em uma espécie de diálogo, em que o autor reconhece o tributo pago a uma herança cultural que modifica com suas intervenções literárias.

O livro apresenta os seguintes artigos:

"Machado de Assis e a literatura francesa", de Jacqueline Penjon;

"Uma poética da emulação: uma leitura de Machado de Assis", de João Cezar de Castro Rocha;

"Uma visão político-social do Brasil nas crônicas de Machado de Assis", de José Luís Jobim;

"Sobre a narrativa, entre Sterne e Machado", de Maria Elizabeth Chaves de Mello;

"Encenação e ilusão em Dom Casmurro de Machado de Assis", de Matildes Demetrio dos Santos;

"Machado de Assis leitor de Victor Hugo", de Olinda Kleiman;

"O futuro abolido: anotações sobre o tempo no Memorial de Aires", de Pedro Meira Monteiro;

"Machado de Assis no Inferno de Dante", de Sonia Netto Salomão.

Refletir sobre o sentido do diálogo Europa-Brasil é um dos objetivos dos organizadores neste livro, que deriva de dois tipos de colaboração. A primeira, entre professores do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (Crepal) da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFF. A segunda, o interesse conjunto de uma rede de pesquisadores machadianos, que incluiu outras universidades, por explorar as formas de elaboração da obra de Machado de Assis, principalmente no que diz respeito ao seu diálogo com diferentes tradições literárias e culturais.

--> Sumário e apresentação

--> Capa em alta resolução (português)

--> Capa em alta resolução (francês)

Booktrailer