Geografias pátrias Portugal e Brasil 1875 1889
Autora: Cristina Pessanha Mary
ISBN: 978-85-228-0533-4
Ano de publicação: 2010
Livro digital (e-book) grátis:
Epub | PDF

Geografias pátrias - Portugal e Brasil - 1875/1889

O trabalho da autora é pioneiro na análise sobre a seção brasileira da Sociedade de Geografia de Lisboa, abordando os lugares de prática do saber geográfico no Brasil Imperial. O livro retrata como a seção buscava engajar a colônia portuguesa, no Brasil, em um esforço para Portugal manter suas colônias na África, diante do risco de uma nova partilha desse continente entre as monarquias europeias.

Segundo a autora, sensibilizar os "geógrafos" brasileiros quanto à importância da presença portuguesa na África era o objetivo central dessa seção. O estudo permite formular várias hipóteses sobre a história da geografia brasileira no período do Império e  revela um importante caminho de indagação ao qual o trabalho de Cristina Mary fornece subsídio ao localizar política e socialmente tais personagens.

Livro impresso:

Baixar livro digital (e-book) grátis: formato PDF Baixar livro digital (e-book) grátis - formatos:

Epub | PDF