A disputa pela qualidade na escola
A disputa pela qualidade da escola - Uma análise do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro
Série Práxis Educativa, v. 12
Autor: Jorge Najjar
ISBN: 978-85-228-1141-0
Ano de publicação: 2015

O Programa Nova Escola, objeto principal de pesquisa do livro, marcou a educação no estado do Rio de Janeiro no início dos anos 2000. Pela primeira vez, de forma mais explícita, instaurava-se na rede estadual uma política educacional, calcada em pressupostos meritocráticos, que visava organizar a escola pública a partir da lógica de mercado.

Implementando um processo de avaliação que originou um ranking das escolas da rede e uma remuneração variável dos profissionais da educação, o programa começava a consolidar uma ideia de qualidade da educação marcada pelo produtivismo.

Além de ser um dos poucos trabalhos dedicados a estudar um programa (já extinto) que afetou a vida e o trabalho de tantos profissionais de educação, o livro traz para análise a voz de profissionais da educação que trabalham cotidianamente em escolas da rede estadual e do sindicato que representa esses profissionais (Sepe/RJ) na resistência à forma como o governo do estado estava objetivando conformar a escola.

Cálculo automático de frete

FLIL