Analfabeto Problema social e desonra pessoalAnalfabeto - Problema social e desonra pessoal
Série Antropologia e Ciência Política, v. 56
Autora: Tatiana Arnaud Cipiniuk
ISBN: 978-85-228-1107-6
Eduff / Faperj
Ano de publicação: 2017

Analfabeto - Problema social e desonra pessoal

Uma análise do analfabetismo como problema social: a consagração da ordem modelar e das respectivas alteridades, a educação de jovens e adultos (EJA) no sistema escolar, os usos superpostos do espaço escolar e a sala de aula. A autora pesquisa a questão de honra e vergonha do analfabeto, com depoimentos.

Também são abordadas as condições sociais do exercício do trabalho de campo, a construção de itinerários sociais pelos estudantes, tratando de casos significativos, atributos sociais dos alunos e do trabalhador que alcança a condição de estudante, tratando das formas de iniciar o processo de alfabetização.

E-mails: livraria@editora.uff.br e faleconosco@eduff.uff.br