As manobras da informação
As manobras da informação - Análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil (1965-1979)
Autor: João Batista de Abreu
Páginas: 272
Peso: 0,325 kg
ISBN: 85-228-0298-X
Eduff
Ano de publicação: 2000
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 34,00 R$ 5,00

As manobras da informação - Análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil (1965-1979)

 

O livro analisa a cobertura jornalística no período das décadas de 1960 e 1970, percorrendo forma e conteúdo com aguda observação crítica. O estudo mostra, por exemplo, a razão de o termo "revolução", até então usado pela esquerda, ter sido explorado pelo regime militar. Também como os conceitos,  "país em desenvolvimento", "revolução em marcha". Ou slogans como "Ninguém segura este país" expressavam a ideia de movimento.

Em meio a muitas outras questões, a obra mostra como a guerra travada entre setores militares e grupos de esquerda, na década de 1970, propiciou outra guerra surda para fomentar simpatias e formar mentalidades: a luta discursiva.

São analisadas as dificuldades do trabalho da imprensa na ditadura; o sentido das palavras na cobertura das ações contra o regime; os níveis de interferência na narrativa. E ainda traz um breve histórico do movimento cultural e político da época e das principais organizações clandestinas.

Profissionais de Comunicação, Sociologia e História, ou como todo cidadão interessado em melhor compreender os rumos do país, naqueles tempos, terão neste livro uma excelente ferramenta.

Calcular frete