A morte midiatizada Jabuti
A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
Série Nova Biblioteca
Autora: Renata Rezende Ribeiro
Páginas: 223
Peso: 0,380 kg
ISBN: 978-85-228-1164-9
Eduff
Ano de publicação: 2016
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 47,00


A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida

 

Neste livro finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Comunicação, Renata Rezende pesquisa como o advento das redes sociais tem atualizado a experiência com a morte, num cenário em que as novas tecnologias vêm transformando os processos comunicacionais e influenciando o cotidiano das pessoas.

"A morte midiatizada", fruto de sua tese de doutorado, tem como objeto de estudo uma das muitas comunidades criadas no Orkut e, posteriormente, no Facebook, que reúne perfis de pessoas que já morreram, em um verdadeiro "cemitério digital". A autora percorre a história da morte desde a Idade Média ao que ela classifica como Idade Mídia, para refletir sobre a transformação da experiência do fim da vida, em especial, na contemporaneidade.

"Com este instigante livro sobre as ressignificações da morte na era da midiatização, Renata Rezende demonstra que uma pesquisa criteriosa não precisa ceder às fórmulas áridas presentes em tantas obras acadêmicas. Pelo contrário, se desenvolvida sob o signo da sensibilidade, pode harmonizar as exigências da investigação com um olhar filosófico e uma percepção poética.

"É o que a autora alcança ao analisar como as apropriações de ferramentas digitais do mundo dos vivos interferem nas experiências em torno da morte, sobretudo quando compartilhadas nos espaços de sociabilidade virtual das redes sociais. Sem deixar escapar a emoção, evidencia que, até na sociedade de telas, monitores e fluxos, a memória afetiva e os sentimentos pelos que partiram teimam em desafiar a certeza da finitude." (Dênis de Moraes)


--> Sumário e introdução

--> Capa em alta resolução

Cálculo automático de frete

 


Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 e 2629-5288
E-mail: faleconosco@eduff.uff.br