Os companheiros Trabalho e sociabilidade na pesca de Itaipu
Os companheiros - Trabalho e sociabilidade na pesca de Itaipu
Série Antropologia e Ciência Política, v. 31
Autora: Elina Gonçalves da Fonte Pessanha
Páginas: 156
Peso: 0,230 kg
ISBN: 85-228-0359-5
Eduff
Ano de publicação: 2003
Edição: 1ª
Idioma: Português
Preço: R$ 26,00 R$ 5,00

Os companheiros - Trabalho e sociabilidade na pesca de Itaipu

 

O livro reproduz uma pesquisa feita na praia de Itaipu, Niterói, Estado do Rio de Janeiro, na década de 1970. O objetivo de Elina Pessanha foi descrever o processo de produção de um grupo de pescadores tal como se apresentava no início daquele período.

Processo de produção considerado como o conjunto das relações entre os homens em seu relacionamento com um ambiente determinado, utilizando determinada tecnologia, e também a relação que eles estabelecem entre si, produtores e não produtores, para a apropriação e o controle dos meios de produçãoe dos produtos do trabalho.

Para a compreensão desse processo, a autora combinou a descrição que dele faziam os próprios agentes à sua observação das práticas econômicas e sociais deles. A partir daí, analisa a lógica invisível de seu sistema econômico.

Dentre outros aspectos, o livro aborda a história da comunidade; o uso da praia durante o ciclo da pesca; produção incerta e mercado; praias, barcos e redes: bens públicos, posse comunal e propriedade privada; condições de trabalho e direitos; trabalho em cooperação e hierarquia; e remuneração por partilha e variantes.

Calcular frete



Livros Eduff: estudantes, professores e técnico-administrativos da UFF têm 50% de desconto em compras presenciais na Livraria IcaraíDesconto em compras presenciais na Livraria Icaraí:
Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói






Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, 9, anexo, sobreloja, Icaraí, Niterói, RJ - 24220-900
Telefones: (21) 2629-5287 (secretaria) / 2629-5293 (Livraria Icaraí)
E-mails:
livrariavirtual@eduff.uff.br (compras no site)
faleconosco.eduff@id.uff.br