Os companheiros Trabalho e sociabilidade na pesca de Itaipu
ISBN: 85-228-0359-5
Ano de publicação: 2003

Os companheiros - Trabalho e sociabilidade na pesca de Itaipu

O livro reproduz uma pesquisa feita na praia de Itaipu, Niterói, Estado do Rio de Janeiro, na década de 1970. O objetivo de Elina Pessanha foi descrever o processo de produção de um grupo de pescadores tal como se apresentava no início daquele período.

Processo de produção considerado como o conjunto das relações entre os homens em seu relacionamento com um ambiente determinado, utilizando determinada tecnologia, e também a relação que eles estabelecem entre si, produtores e não produtores, para a apropriação e o controle dos meios de produçãoe dos produtos do trabalho.

Para a compreensão desse processo, a autora combinou a descrição que dele faziam os próprios agentes à sua observação das práticas econômicas e sociais deles. A partir daí, analisa a lógica invisível de seu sistema econômico.

Dentre outros aspectos, o livro aborda a história da comunidade; o uso da praia durante o ciclo da pesca; produção incerta e mercado; praias, barcos e redes: bens públicos, posse comunal e propriedade privada; condições de trabalho e direitos; trabalho em cooperação e hierarquia; e remuneração por partilha e variantes.